Perspectivas da vila após a implementação do plano.
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A estátua de Damião de Góis materializando a centralidade do Largo Palmira Bastos – o maior dos alenquerenses, representado na mais valiosa peça de arte pública da vila, colocado no seu centro. |
O Largo Palmira Bastos, com novo mobiliário urbano e abundante vegetação, tem agora as condições de permanência para que se desfrute da sua larga e interessante paisagem. |
Largo Palmira Bastos assimundo a sua centralidade, com melhores condições de permanência, e garantindo maior continuidade entre as zonas de Triana e do mercado, onde o comércio se concentra. |
Largo Rainha Santa Isabel reorganizado após o fecho da Rua de Triana, com o terminal rodoviário alargado, todo ele do lado do rio, e um abrandamento – desejável – nesta entrada da vila. |
O Largo Rainha Santa Isabel ganha um amplo espaço pedonal junto à Rua de Triana, uma zona de permanência para onde pode ser deslocado o quiosque existente naquele largo. |
A nova ponte da Chemina, acesso principal da EN-1 ao centro da vila, e o novo parque de estacionamento do mercado, que vem organizar e tornar confortável um espaço desqualificado e caótico. |
A Rua Sacadura Cabral, muito movimentada entre o centro e o mercado, passa a dispor de excelentes condições de mobilidade, tirando também partido do renovado parque de estacionamento junto deste. |
O parque de estacionamento do mercado, disciplinado e abrangendo todo aquele largo, disponibilizará cerca de 80 lugares, compensando os que serão perdidos na Rua Sacadura Cabral. |
A entrada na vila feita pela Av. 25 de Abril conduzirá a este cruzamento, onde os automobilistas poderão optar por estacionar junto ao mercado ou prosseguir pela nova ponte da Chemina. |
A nova avenida que leva o trânsito da nova ponte até à Rua dos Guerras será também o acesso ao parque de estacionamento da Chemina, então disciplinado e com novas condições de conforto. |
A Rua dos Guerras ganha grande desafogo visual com a demolição do muro do pátio da fábrica, importante também para o trânsito intenso que lhe chegará da avenida que procede da nova ponte. |
Esta extremidade do corredor pedonal da vila é a saída das viaturas autorizadas a percorrê-lo, como veículos de emergência, de limpeza ou recolha de resíduos, cargas e descargas e dos residentes. |
Mais difícil a entrada no parque de estacionamento da paróquia, feita agora pela Av. 25 de Abril, removendo o estacionamento da Rua Décio Soares Correia, que é apenas parcialmente encerrada. |
A Rua de Triana tornada pedonal, uma velha aspiração dos alenquerenses – alguns segmentos irregulares do alinhamento dos edifícios permitem criar interessantes zonas de permanência. |
O final da Av. dos Bombeiros é um interessante espaço que, mesmo mantendo lugares de estacionamento para residentes, se torna mais atractivo, fazendo a ponte entre o Areal e Triana. |
A Rua Serpa Pinto, libertada do trânsito que a consome por completo, dispõe de excelente qualidade ambiental para receber estabelecimentos, tirando partido do parque de estacionamento do Areal. |
O parque de estacionamento do Areal, regularizado e pavimentado, com o corredor pedonal decorrente do fecho da Rua Serpa Pinto, torna-se uma convidativa porta de entrada na vila. |