índice

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Prefácio
Que prejuízos políticos, económicos, sociais e culturais tem uma sociedade territorialmente fragmentada e suburbanizada?    ler >>  
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1. O desafio da requalificação do espaço público
Este não é exclusivo das grandes cidades, mas de todas as que não desfrutam das máximas potencialidades dos seus centros urbanos, com prejuízo das suas comunidades.    ler >>  
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2. O Índice de Atractividade Territorial
O IAT serve para melhor compreender cada território, clarificando as suas vocações e tornando mais previsíveis os efeitos das transformações que nele se operem.    ler >>  
  • Factores de caracterização do território
  • Cálculo do índice de atractividade
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3. A sociedade suburbana portuguesa: a insustentabilidade 
da democracia do curto-prazo
Agora, a ‘bolha’ rebentou e não há mais recursos para sustentar esta forma de vida, qual o melhor caminho para um equilíbrio sustentável económica, social e ambientalmente?    ler >>  
  • Excertos do estudo «25 Anos de Portugal Europeu» 
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4. A evolução do território de Alenquer e as suas circunstâncias presentes
A tradição da Rua de Triana subsiste, mas uma grande concentração de estabelecimentos junto ao Mercado Municipal veio superá-la como principal pólo comercial.    ler >>  
  • Localização de estabelecimentos e fluxos de pessoas 
  • Circulação rodoviária, transportes públicos, e estacionamento na Vila Baixa 
  • IAT: atractividade do território, conforto, actividade, integração e interesse
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5. Alenquer – a necessidade de requalificar
Para quem ache que os centros urbanos são essenciais ao desenvolvimento humano e social e veja neles o modelo mais equilibrado de vida em sociedade, o caminho é apenas um.    ler >>  
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6. O plano e os seus objectivos
Com melhor mobilidade e conforto urbano, é possível depender menos do automóvel e favorecer a economia local, não capitulando perante as grandes superfícies.    ler >>  
  • As novas áreas pedonais
  • Circulação rodoviária
  • Circulação de transportes públicos
  • Circulação rodoviária nas áreas pedonais
  • Estacionamento
  • Antes e depois do plano – mapas comparativos    ver >>  
            Locais com transformações mais relevantes
            Substanciais alterações à circulação rodoviária incluem uma nova ponte 
            entre a Av. 25 de Abril, junto à biblioteca, e o parque da Chemina.    ler >>  
  • Largo Palmira Bastos
  • Largo Rainha Santa Isabel
  • Largo do mercado e nova ponte
  • Areal
  • Cruzamentos perigosos da EN-9
  • Imagens    ver >>  
  • Plantas    ver >>  
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7. Vantagens e desvantagens do plano
Importa descobrir não apenas se os «prós» excedem os «contras», mas também se os primeiros são suficientemente motivadores e se há, entre os segundos, obstáculos irresolúveis.    ler >>  
  • Comunidade, espaço público e economia local
  • Circulação rodoviária, estacionamento e transportes públicos
  • Variações nos índices IAT: atractividade, conforto, actividade, integração e interesse
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8. Alternativas de circulação rodoviária
Na circulação rodoviária, o plano procura alternativas para três ruas: Serpa Pinto, Triana e Sacadura Cabral.    ler >>  
  • Alternativa 1: simples – sem alterações à circulação
  • Alternativa 2: sentido duplo na Av. 25 de Abril entre a EN-1 e o centro
  • Alternativa 3: Av. 25 de Abril invertida
  • Alternativa 4: Av. 25 de Abril semi-invertida
  • Alternativa 5: plano invertido – nova ponte com circuitos invertidos
  • Alternativa 6: incompleta – sem fecho da Rua Sacadura Cabral
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9. Exequibilidade do plano
Olhar este plano como um conjunto de pequenas acções que se sucedem num largo período de tempo, e não como uma gigantesca obra a construir de uma só vez.    ler >>  
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10. O futuro
Sendo o automóvel um inquestionável benefício, será mesmo necessário que em seu nome se destrua tudo à sua volta?    ler >>  
  • As linhas de eléctrico da vila e da Calçadinha
  • Aumentar a competitividade do território urbano
  • A travessia cicloviária e as ligações a outras zonas do concelho
  • A demolição da mentalidade suburbana
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11. Um território ao serviço da sua comunidade
Se quisermos valorizar a comunidade, criando um mínimo de auto-suficiência e auto-estima colectiva que nos defendam das crises, temos de saber distinguir duas coisas.    ler >>  
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Apêndice I – Estabelecimentos
  • Estabelecimentos da Vila Baixa.
  • Frequências estimadas das ruas da Vila Baixa.    ler >>  
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Apêndice II – Estacionamento
  • Zonas de estacionamento da Vila Baixa.
  • Número de lugares presente e futuro e ocupação actual.    ler >>  
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Apêndice III – IAT
Cada parâmetro de caracterização é sucintamente explicado e ilustrado com a apresentação gráfica das classificações das zonas actuais e da variação que o plano nelas produzirá.    ler >>  
  • Zonas de análise IAT
  • Classificações atribuídas: textos e mapas gráficos
  • Classificações atribuídas e índices resultantes: tabela numérica